top of page
Buscar

Fui aprovado, e agora?! Dicas para um onboarding bem-sucedido!

Primeiro dia de trabalho: Que emoção!


É normal sentir um frio na barriga ao se tornar um novo funcionário de uma empresa, mas também é uma experiência cheia de novas oportunidades! Uma chance para crescer profissionalmente, conhecer novas pessoas e enfrentar novos desafios...


Para ter uma experiência bem sucedida, é legal que você se prepare com antecedência!

Dá uma olhada nessas dicas que podem fazer a diferença e contribuir para uma chegada mais efetiva na nova empresa!


  • Se familiarize com as informações disponíveis sobre a empresa: explore o site, as redes sociais, notícias e qualquer outra informação relevante que permita que você entenda melhor como funciona a cultura, os valores e os objetivos da organização. Dando essa “geral” na empresa, você pode entender melhor quais impressões que a empresa causa, facilitando sua interação e permitindo que você não só se antecipe, mas se alinhe aos valores da organização.


  • É importante que você vá com uma meta definida, com expectativas claras para o seu próprio desempenho e crescimento dentro da empresa. Discuta essas metas com seu supervisor ou mentor durante o processo de onboarding, para que todos estejam alinhados em relação ao seu desenvolvimento profissional!


  • Também é muito bem visto quem tem iniciativa desde o início, sendo proativo na busca por tarefas e projetos… se ofereça para ajudar seus colegas de equipe e esteja aberto a assumir responsabilidades adicionais. Isso vai demonstrar entusiasmo e vontade de contribuir para o sucesso da empresa.


  • No onboarding é o momento que você vai conhecer sua equipe e as pessoas que vai conviver! Aproveite o tempo para conhecer seus colegas de trabalho e construir relacionamentos, participe de atividades sociais e busque oportunidades para interagir com seus novos colegas. Isso vai ajudar a criar uma rede de suporte e a estabelecer conexões mais profundas com as pessoas.


  • Quando você chegar lá, você pode fazer todos os tipos de perguntas, esse é o momento ideal para esclarecer dúvidas e obter informações sobre a empresa, sua estrutura, políticas e processos. Mas é importante que você selecione bem suas dúvidas! Não é legal chegar na empresa e já querer saber quando o salário cai na conta, se haverá reajuste no vale-refeição, se é possível fazerem o pagamento em dinheiro… etc. Esse tipo de pergunta pode causar uma má impressão e acabar queimando seu filme. Melhor deixar para tirar esse tipo de dúvida depois, quando já tiver se firmado no cargo.


  • Quando for a vez da empresa se apresentar, ouça atentamente as informações e orientações, esteja atento às expectativas, políticas e procedimentos da empresa. Aproveita a oportunidade para observar a dinâmica da equipe presente na apresentação. Observe como os membros interagem entre si, como a comunicação flui e como são realizadas as colaborações. Isso fornecerá insights valiosos sobre a cultura organizacional, ajudando você a entender as normas, valores e práticas que moldam o ambiente de trabalho. Ao se envolver ativamente na apresentação e na observação da equipe e da cultura organizacional, você fica em uma posição favorável para se adaptar mais rapidamente à dinâmica do ambiente de trabalho.

Compreender a forma como as coisas funcionam dentro da empresa permite que você ajuste sua abordagem e expectativas, facilitando sua integração e aumentando suas chances de sucesso na nova organização.

Por fim: confie em si mesmo e no seu potencial!


O onboarding é uma fase de transição e ajuste. Então, relaxa e esteja aberto, engajado e disposto a aproveitar ao máximo essa oportunidade de crescimento profissional na nova empresa.


Boa sorte e sucesso na sua jornada profissional, e lembre-se que nós, da HunterDegrandi, estamos aqui, para te ajudar em todas as ocasiões🙂


Vai que é sua!



24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page