top of page
Buscar

Conselhos para o crescimento profissional

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, saber identificar e saber aprimorar nossas habilidades, buscar mais aprendizado são passos fundamentais nesse processo.


Para isso, é necessário se autoconhecer! Só assim podemos distinguir quais são as nossas habilidades que mais se destacam! Refletindo sobre nossas experiências anteriores, realizações e feedbacks recebidos, é importante saber quais são as habilidades valorizadas em sua área de atuação, e assim saber que elas são sua base de crescimento rumo ao sucesso.


Uma vez que você identificou suas habilidades de destaque, é importante definir metas de desenvolvimento claras e mensuráveis. Pergunte a você mesmo onde você deseja chegar em sua carreira, estabeleça metas específicas e crie um plano de ação para adquirir e aprimorar essas habilidades! É importante que você saiba que o aprendizado contínuo é fundamental para o desenvolvimento profissional. Nunca deixe de aprender! Procure por oportunidades de aprendizado, como cursos, aulas, tutoriais, workshops, seminários e conferências relacionadas à sua área de atuação.

Hoje o mundo esta na tela do seu computador ou na palma da sua mão, existem bons cursos gratuitos na Internet, no Youtube, grupos, Linkedin, instituições de ensino…

Os currículos ganham mais peso e respeito conforme o tópico de Cursos ganha volume. Certificações são muito valorizadas!


Além disso, esteja aberto a aprender com colegas de trabalho, mentores e especialistas do setor… um bom meio é desenvolver algum projeto voluntariado. Não espere que as oportunidades de desenvolvimento profissional cheguem até você. Seja proativo na busca por novos desafios e experiências de aprendizado, se proponha a liderar projetos, participe de grupos de estudo ou ofereça-se para ajudar em iniciativas que proporcionem o desenvolvimento de novas habilidades. Ao demonstrar iniciativa e vontade de aprender, você estará construindo uma base sólida para o seu crescimento profissional.


Ouça os feedbacks! Aceitar e buscar feedbacks é fundamental para o desenvolvimento profissional. Esteja aberto a receber feedbacks contrutivos de seus colegas, supervisores e mentores. Use esses feedbacks para identificar onde você pode melhorar, fazendo uma reflexão avaliando seu próprio desempenho e identificando possíveis áreas de desenvolvimento.

Seja paciente! O desenvolvimento profissional não acontece da noite para o dia. É importante ser resiliente, aprenda com suas experiências, supere obstáculos e esteja disposto a sair da sua zona de conforto. O desenvolvimento profissional é um processo contínuo, nunca pare de aprender e buscar novas oportunidades de crescimento!


Se você não sabe por onde começar, comece com algumas perguntinhas básicas que podem te levar a um outro nível de autoconhecimento:

  • Em que área específica você gostaria de se destacar?

  • Quais das suas habilidades são valorizadas nessa área?

  • Quais competências você já possui e quais precisa desenvolver?

  • Quais são as tendências e as demandas futuras do mercado de trabalho nessa área?

  • Quais são os desafios e obstáculos que você pode enfrentar ao buscar esse objetivo?

  • Quais são os recursos disponíveis para aprimorar suas habilidades? (cursos, workshops, mentorias, etc.)

  • Quais são as experiências práticas que você pode buscar para desenvolver suas habilidades?

  • Quais são as pessoas que podem ajudá-lo nesse processo? (mentores, colegas, profissionais experientes)

  • Minhas redes sociais estão demonstrando quem eu sou e almejo ser?

  • Como posso aplicar essas habilidades no seu trabalho atual ou em projetos paralelos?


Ao se perguntar onde você deseja chegar em sua carreira e quais habilidades são necessárias para atingir esse objetivo, você estará assumindo o controle do seu desenvolvimento profissional. Com metas claras e um plano de ação bem estruturado, você estará preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem ao longo do caminho!


E nós, da HunterDegrandi, estaremos aqui, para te ajudar em todas as ocasiões 🙂


Vai que é sua!


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page