top of page
Buscar

COMO SE COMPORTAR NA ENTREVISTA DE EMPREGO

Táticas para sobressair e se destacar no processo seletivo.


Se você quer mandar bem na entrevista de emprego e garantir que seja bem sucedida, precisa se preparar e ter um comportamento adequado, certo?

Aqui vão algumas dicas sobre como se comportar nessa situação tão fundamental para seu ingresso nas empresas!


1) Pontualidade é a palavra-chave! Chegar no horário marcado é essencial. Melhor ainda, chegue 15 minutinhos antes. Isso demonstra comprometimento e respeito com o tempo dos outros. A pontualidade é um indicador de profissionalismo.


2) Pesquise sobre a empresa e a vaga que você está buscando! Não se limite a conhecer apenas o nome e o ramo de atuação da empresa, vá além! Descubra tudo sobre a cultura organizacional, os valores e os principais desafios que eles enfrentam. Essa investigação minuciosa demonstra o seu interesse genuíno e o comprometimento que você tem com a oportunidade! Além disso, traz mais ideias para trocar e domínio sobre os assuntos da empresa!


3) Faça perguntas relevantes sobre a empresa e a vaga! Mostre curiosidade, interesse e engajamento na conversa. Isso demonstra que você está disposto a se envolver e a contribuir de forma significativa! Destaque situações em que você teve que se adaptar a mudanças e lidar com desafios. Demonstre que você é flexível e capaz de lidar com diferentes situações e demandas. Essa habilidade vai te destacar dos demais candidatos.



4) A primeira impressão conta muito, então escolha roupas elegantes e adequadas àquele ambiente corporativo! Nada de ser extravagante ou informal demais, mostre que você se importa em se adequar ao ambiente profissional. Então, não se limite a ver apenas o site da empresa, pesquise também as redes sociais, saiba como os colaboradores se vestem pra ter uma noção de qual é o dress code ideal para o ambiente!

5) A postura corporal também é bem importante durante a entrevista!

Ela transmite mensagens não verbais sobre nossa atitude e estado de espírito, uma postura encolhida ou tensa pode transmitir insegurança e desconforto. Ficando reto, sem ficar tenso, com uma expressão facial agradável, demonstrando segurança e firmeza, você vai transmitir sagacidade e confiança!


6) Não importa se a entrevista é presencial ou online, é importante adotar uma postura profissional, mesmo que esteja no conforto do seu lar!

Pasmem, algumas pessoas ainda acreditam que é aceitável participar de uma entrevista online de pijama, sem sequer arrumar o cabelo! É fundamental entender que a empresa avalia esses aspectos e pode ter uma percepção negativa a seu respeito! Encare uma entrevista online como se você estivesse lá com o entrevistador!

Então, posicione sua câmera num lugar fixo, claramente visível para o entrevistador, deve focar entre seu peitoral e um pouco mais acima da sua cabeça, nada de ficar todo torto. Escolha um ambiente bem iluminado e verifique seu plano de fundo se não está desorganizado, caso haja bagunça, procure uma parede lisa ou aplique efeitos visuais. Dessa maneira, a apresentação visual fica mais agradável e profissional!

Além disso, é fundamental testar seus fones de ouvido antes da entrevista, para garantir que tudo esteja funcionando corretamente, evitando possíveis contratempos! Nada mais chato do que entrar na entrevista e pedir alguns minutos para arrumar seu áudio, isso passa uma ideia de falta de organização, e se você já começou assim na entrevista, imagina quando for trabalhar!


7) “Ahn… É… Hm…” Chega de ficar pensando durante as perguntas!

Pense nas possíveis perguntas, se planeje e faça um script do que você vai falar! Se você quer se destacar, planeje bem o que vai dizer. Estude atentamente os requisitos da vaga para identificar quais habilidades são mais relevantes e faça um roteiro sobre o que você pode dizer durante a entrevista. Veja quais são as demandas e necessidades da empresa, analise a descrição do cargo e articule de forma eficaz como suas habilidades podem agregar valor à organização!


8) Nunca faça críticas aos empregos anteriores ou aos colegas de trabalho. Por pior que tenha sido sua última experiência, não fale absolutamente nada de ruim sobre ela! Se for questionado sobre isso, diga que aprendeu muito na empresa anterior, mas resolveu buscar maiores desafios para sua carreira. Nada de falar mal do chefe, do coleguinha ou sobre como seus valores não se encaixavam com a empresa, isso pode pegar mal!

Fale de forma calma e articulada, demonstrando confiança e segurança em suas respostas. Mostre que você sabe se expressar e transmitir suas ideias de forma assertiva sem pôr em xeque as experiências que teve anteriormente.


9) Seja você mesmo e confie na sua capacidade! As pessoas vão gostar de você do jeito que você é. Lembre-se de que você foi selecionado para a entrevista porque possui qualificações relevantes! Então seja autêntico! Demonstre respeito e cortesia em todas as interações e acima de tudo, acredite no seu potencial!

Boa sorte e sucesso na sua jornada profissional, e lembre-se que nós, da HunterDegrandi, estamos aqui, para te ajudar em todas as ocasiões🙂


Vai que é sua!


61 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page